Como fazer Lamen Japonês – Shoyu Lamen

COMO FAZER LAMEN JAPONÊS – SHOYU LAMEN – Shoyu Lamen ou Lamen é um prato de origem chinesa que se desenvolveu no Japão adaptando-se ao gosto dos japoneses e estabelecendo um estilo peculiar. Como resultado, cada restaurante pesquisou, elaborou e evoluiu no que se refere a seu próprio caldo, ingredientes e macarrão. O lamen é hoje um prato popular bastante apreciado e que representa a culinária japonesa assim como o sushi, sukiyaki e tempura. A isso denominamos de “cultura do lamen”. O lamen foi introduzido da China, no Japão, no início da era Meiji(1868~1912) e, apesar de ser um prato de macarrão que se difundiu no país através dos restaurantes chineses, desenvolveu-se até nossos dias de forma peculiar, com o macarrão, ingredientes e caldo adaptados ao gosto dos japoneses. Como resultado, atualmente é diferente do lamen original da China e, em sentido inverso, é o lamen japonês que invade o mercado chinês.

O macarrão possui elasticidade, com a farinha de trigo, sua principal matéria-prima, sendo amassada e misturada com água contendo carbonato de sódio, carbonato de potássio e outros álcalis. O caldo que serve de base é extraído de ossos de suínos e frangos e misturado a um molho composto de diversos condimentos. Cada restaurante de lamen tem suas peculiaridades, com variações nos ingredientes para o preparo do caldo, no método de preparação do molho e na espessura do macarrão.

Os ingredientes populares que servem de acompanhamento ao macarrão são Tchashu, com carne suína cozida no shoyu, tempero à base de brotos de bambu fermentados denominado Menma e cebolinha. O lamen é um dos pratos mais populares do Japão, tendo um sabor apreciado pelas crianças e adultos japoneses, geralmente apaixonados por macarrão. Em qualquer esquina se encontra um Lamen-ya [restaurante especializado em lamen]. Se o sushi, tempura, sukiyaki são representantes de pratos sofisticados, pode-se afirmar que o lamen é outra face mais popular da culinária japonesa.

O lamen se difundiu por todo o Japão com diversas variações, como o Tonkotsu Lamen, um caldo denso à base de ossos de suínos, ou o Tchanpon, que normalmente leva verduras e frutos do mar em abundância, com os respectivos restaurantes competindo entre si para apresentar o melhor sabor. ✅Tipos de lamen mais populares: Shoyu lamen (lamen de shoyu): temperado com molho de soja. É o tipo mais popular de lamen. Misso lamen (lamen de missô): temperado com pasta de soja. Possui um caldo encorpado com acentuado sabor de missô. Shio lamen (lamen de sal): temperado apenas com sal. É propício para sentir diretamente o sabor do caldo base.

*Declaração de responsabilidade: Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produto, poderei receber uma pequena comissão. Essa prática auxilia no suporte do site e me permite continuar a criar conteúdos como este.